Cerveja caseira


Qual é a função de um Engenheiro Químico
21/10/2009, 15:56
Filed under: Engenharia Química | Tags: ,

A formação na área de Engenharia Química é ampla e possibilita ao profissional atuar em diversos campos.

Durante a graduação o engenheiro químico aprende técnicas para projetar uma nova planta industrial, modificar uma fábrica existente e otimizar a produção visando melhoria da qualidade do produto, maximizar a produtividade , diminuir custos de produção e garantir o tratamento adequado dos efluentes industriais .

No atual mundo competitivo e globalizado, o engenheiro químico tem uma função importantíssima para diminuir o custo de produção nas indústrias, sem prejudicar a qualidade e utilizando cada vez menos recursos.

O engenheiro químico pode atuar em diversos tipos de empresas como: petroquímica,alimentícia e farmacêutica. Porém estas são apenas alguns dos setores que mais utilizam engenheiros químicos, mas os mesmos atuam em diversos setores da produção, do planejamento e até mesmo na prestação de serviços.

Um ponto de grande importância é a questão energética nas indústrias que deve ser eficaz e ambientalmente correta. Por isto cada vez mais se verifica engenheiros químicos preocupados em otimizar o uso de energia e de propor energias alternativas.

Desta maneira, este profissional contribui para a empresa mas também para uma sociedade que age de maneira a preservar o planeta, já muito desgastado pela ação humana.

Entre os combustíveis renováveis já utilizados temos o etanol e o biodiesel , além de grandes oportunidades de uso com energia eólica,energia solar e até mesmo energia das marés.

O desafio do engenheiro químico é grande seja na otimização da produção, em projetos de novas fábricas,em propor novas alternativas de energia ou no planejamento de um novo produto.

Mas seu trabalho é extremamente desafiador e gratificante.

About these ads

13 Comentários so far
Deixe um comentário

Diogo!!! Parabéns pela iniciativa do blog, e por esse primeiro post que ressalta alguns dos principais pontos de nossa bela profissão. É fato que no contexto econômico atual, a preocupação com a performance no mercado é parte vital em qualquer ramo da indústria. Não tendo margem de manobra nos quesitos mão-de-obra e recursos naturais, os industriais se veem obrigados a otimizar seus processos de produção, mas de maneira inteligente e eficaz. Sem dúvida, a questão energética ocupa posição de destaque nessa equação.

Comentário por Carlos Gomes

Carlão, legal seu comentário. Realmente é isto que nós, os engenheiros químicos, temos como desafio no mundo atual.

Que tenhamos sucesso nisto.

Abraços

Comentário por diogonahas

Diogo, muito bom!!

Com certeza, temos muito orgulho da nossa profissão. O blog é uma forma de divulgação do papel do Eng. Químico. Esperamos que sirva de inspiração para as novas gerações.

Boa sorte!
Ana Claudia

Comentário por Ana Claudia

Oi Ana,

Realmente temos orgulho de nossa profissão até por todo esforço na nossa formação e pela importância da mesma. Espero que possa servir de motivação para as próximas as novas gerações.

Diogo

Comentário por diogonahas

parabéns pelo blog.
Orgulho da nossa profissão.

Comentário por Matheus

Diogo, muito bom
Eu sou um aluno do segundo ano do ensino medio,e tenho um interesse muito grande pela Engenharia Química,sou muito curioso,tenho muita vontade de cursar uma faculdade,porém sou cheio de duvidas e gostaria muito de conversar mesmo que pela internet com algum de vocês “engenheiros quimicos” se alquem puder me passar o seu msn seria de muita ajuda para mim.Desde ja agradeço

Comentário por Flavio

Olá Flávio seja bem-vindo ao blog.

Qualquer dúvida estamos aqui para poder lhe ajudar.

Abraços

Comentário por diogonahas

Diogo,
Otimo,então me responda,sempre quando me perguntam,qual curso eu desejo fazer na faculdade e respondo Engenharia química,as pessoas me desanimam,dizendo que é um curso super dificil e muito disputado,logicamente sei que estão parcialmente certos,mas acredito que basta querer e eu “quero”,como estudo em escola publica sempre procuro estudar o maximo que consigo aprofundando nas materias que estudo principalmente em Química,mas as vezes fico preocupado com isso não ser o bastante,ouvi dizer que é impossivel passar em um vestibular para engenharia quimica,sem possuir um curso de tecnico em quimica,isso é verdade? existe algum caminho a sequir antes de tentar o vestibular? Ou os Pré-vestibulares são as melhores e unicas recomendações?

Comentário por Flavio

Olá Flávio tudo bem??

Você está confundindo Química com Engenharia Química. São diferentes. O Engenheiro Químico pode trabalhar em diversas indústrias e em diversos ramos, pode trabalhar em projetos, na indústria, ou em outros ramos afinal se forma como Engenheiro.

Não existe a necessidade de se fazer técnico em Química para entrar no vestibular como Engenheiro Químico.

A melhor maneira para se passar em uma boa faculdade na área de Engenharia Química, ainda continua sendo os cursinhos.

Espero ter ajudado.

Diogo

Comentário por diogonahas

muito bom esse texto.. Esse me anima muito, e me faz ter certeza de que escolhi o curso certo…
Danela

Comentário por Daniela

Gosteiii – Me ajudou a entender melhor o curso que eu pretendo fazer quando terminar esse ano o meu 3º ano do Ensino Médio (:

Comentário por Ediany Porto

Uau, é incrível a abrangência da E.Química. Estou feliz por ter feito essa escolha.

Comentário por B.

Olá sou kleyson licenciado em quimica , a engenharia quimica é o campo que mais almejo para a minha vida.adoraria trabalhar e contribuir na evolução de reagentes a produtos visando..

Comentário por kleyson willames da silva




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: